domingo, 27 de novembro de 2011

 Alguns dos entrevistados comentam a importância da literatura para as crianças   

Os livros infantis divertem, emocionam, inspiram. Escolher os melhores para ler com o filho, ou para ele se aventurar sozinho, está longe de ser uma tarefa simples. Todos os anos são lançados, em média, 2 mil títulos. (Até que não fazemos feio para uma nação que lê pouco. Nos Estados Unidos, cerca de 4 mil títulos infantis saem das editoras por ano.) Essa avalanche se traduz em adultos indecisos nas livrarias. Levo este ou aquele? Qual o ideal para a idade dele? Para facilitar sua vida, elegemos os melhores livros para crianças. Procuramos orientação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), que indicou especialistas em literatura para entrevistarmos. Também reviramos a biblioteca da CRESCER e ainda buscamos gente que não tem titulação acadêmica, mas que de alguma forma está ligada à literatura infantil. Chegamos a uma incrível lista com mais de 320 títulos. O grande campeão foi Reinações de Narizinho. Ele não foi o único nacional. Dos 55 títulos apresentados nas próximas páginas, 34 são de autores brasileiros. Agora é seguir a orientação da escritora Lygia Bojunga: "Leiam. Porque nada atinge tanto a imaginação de uma criança quanto um bom livro". 

2 comentários:

  1. Bom mesmo é saber que são lançados,2 mil títulos ao ano em um pais onde se leem tão pouco. Vejo isso um grande ensentivo aos nossos pequeninos. Bacana!!! postado por Zeli duarte

    ResponderExcluir
  2. Feiurinha estava cansada de ser deixada de lado pelas outras belas princesas, então resolveu se esconder dentro do livro o Patinho Feio, ali conversando com o patinho percebeu que a feiúra não existia, e sim o modo de como uns olham os outros.

    ResponderExcluir